Comissões e Projetos do HMSJB
CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A CIPA é uma comissão interna que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
É composta por representantes do empregador e dos empregados, os quais os primeiros são designados /escolhidos pelo administrador da empresa e os representantes dos empregados são eleitos por meio de votação secreta de todos os funcionários da empresa.
O mandato dos membros eleitos tem a duração de 01 ano, permitindo reeleição.
COMISSÕES DE REVISÃO DE ÓBITO
Essa comissão tem como objetivo analisar os óbitos ocorridos no Hospital e Maternidade São João Batista, especialmente aqueles ocorridos em situações especiais ou inesperadas.
A comissão de revisão de óbitos trabalha interligada com a comissão de revisão de prontuários e a comissão de controle de infecção hospitalar; com a finalidade de identificar quando na revisão de prontuários já preenchidos, eventuais incoerências, situações clínicas, diagnósticos e ocorrências que envolvam o pareamento de avaliações médicas aos resultados anatomo-patológicos documentados pelos médicos e outros profissionais da saúde de acordo com as políticas específicas, propondo melhorias e medidas profiláticas para a diretoria clínica.
COMISSÃO DE REVISÃO DE PRONTUÁRIOS
A comissão de revisão de prontuários é um órgão coligado ao hospital, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, constituída com a finalidade de analisar, acompanhar e avaliar o preenchimento e a qualidade dos prontuários dos pacientes.
É composta por 05 membros, sendo 01 representante da área administrativa, 03 médicos do corpo clínico e 01 representante da enfermagem.
O mandato dos membros eleitos tem a duração de 02 anos, permitindo uma reeleição.
CCIH: COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
A CCIH é um órgão deliberativo, normativo, subordinado ao conselho administrativo em nível de assessoria e de execução das ações de controle de infecção hospitalar, estando assegurada a sua autonomia funcional junto aos setores estratégicos para o controle das infecções hospitalares.
Tem por finalidade desenvolver um conjunto de ações deliberativas e sistemáticas, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares, e assim, melhorar a qualidade da assistência prestada, através do Programa de Controle de Infecção Hospitalar.
É composta um representante de cada setor da instituição e os membros terão mandato de dois anos, podendo ser indicados por até dois mandatos seguintes.
NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
É uma instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente.
Tem como diretrizes a melhoria contínua dos processos de cuidado e disseminação da cultura de segurança; tendo como finalidade elaborar e implantar o plano de segurança do paciente, estabelecer barreiras para a prevenção de acidentes, analisar dados sobre eventos adversos, visando sempre a melhoria contínua dos processos de cuidado.
COMITÊ TRANSFUCIONAL
O comitê transfusional é um grupo de profissionais de diferentes especialidades responsável pela definição e avaliação contínua da prática hemoterápica e pela hemovigilância.
Tem como objetivo orientar a normatização das indicações dos produtos hemoterápicos, o acompanhamento dos procedimentos transfusionais, bem como a elaboração de padronizações para a utilização de hemocomponentes dentro dos critérios atuais e estabelecimento de protocolos de conduta, garantindo a qualidade da assistência; as transfusões no hospital e sua relação com hemocentro e outros serviços.
HUMANIZA SUS: POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
A Politica Nacional de Humanização foi lançada pelo Ministério da Saúde em março de 2013, para buscar colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde.
Através dessa politica, adota-se uma operação direta entre ações e decisões profissionais, gestores e usuários, contribuindo para que o confronto de ideias auxilie na implementação de estratégias que contribuem para a melhoria dos serviços de saúde.
Em nosso hospital, desenvolvemos 07 projetos integrados por funcionários e voluntários que tornam nosso atendimento rico em humanidade e sensibilidade. Vejamos:
1) BRINQUEDOTECA: AMAMOS CUIDAR E BRINCANDO É AINDA MELHOR
Esse projeto é direcionado ao setor da pediatria do HMSJB e têm como pretensão a valorização da brinquedoteca sob a perspectiva de continuar oferecendo e garantindo à clientela pediátrica do munícipio de Poxoréu e cidades próximas que usufruem desse serviço, por ocasião do SUS e convênios, um espaço físico próprio, divertido e adequado para o atendimento à criança, favorecendo sua adaptação ao ambiente hospitalar por ocasião da internação clínica-cirúrgica.
2) ANIVERSARIANTE DO MÊS
Festejar o aniversário é uma forma de lazer e que estreita os laços sociais, enriquece a auto estima, celebra o presente, passado e futuro. Todos os dias, percebemos o reconhecimento da sociedade frente ao trabalho desenvolvido pela nossa instituição e sabemos que esse reconhecimento é fruto de várias ações e que agrupadas vêm promovendo a qualificação de nossos serviços e o alcance de nossas metas. Nesse sentido, este projeto procura privilegiar as relações entre os funcionários, proporcionando um crescimento do grupo e interação entre as equipes, bem como valorizar os trabalhadores frente aos serviços prestados.
3) PESQUISA DO CLIENTE
A avaliação da satisfação do cliente representa a qualidade dos serviços prestados pela empresa. Trata-se de uma avaliação global feita pelo consumidor, baseada este em experiências vividas durante a sua trajetória e contato com outras unidades de saúde prestadoras de serviço.
Portanto, a preocupação com a satisfação dos clientes emerge pelo fato de que é a partir da visão dessas pessoas diante dos serviços prestados pela empresa, que se determina o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Diante disso, esse projeto avalia a qualidade do atendimento em saúde da nossa instituição sob a óptica dos clientes atendidos, a fim de identificar os principais fatores que afetam a satisfação dos clientes atendidos na Sociedade Hospitalar São João Batista e buscar sugestões para a melhoria da qualidade do nosso atendimento.
4) CUIDANDO DO EMOCIONAL DURANTE A HOSPITALIZAÇÃO
Na cartilha da Politica de Humanização do SUS, afirma que, em nossas prestações de serviços estamos comprometidos em várias dimensões de atendimento aos nossos clientes, onde devemos prevenir, cuidar, tratar, proteger e promover saúde.
Praticamos o acolhimento quando aceitamos, damos ouvidos ou créditos, agasalhamos e atendemos um cliente. Nesta atitude implica em doar-se para o próximo durante um atendimento, realizando assim um trabalho humanizado.
Com esse projeto, buscamos tornar o paciente sujeito e participante ativo no processo de produção de sua saúde. Faz-se necessário que ele sinta-se importante nessa etapa de reconstrução da saúde e seja o coautor de sua recuperação.
5) OFICINA DO CUIDAR: CUIDANDO DE SI PARA BEM CUIDAR DO OUTRO
Percebendo que o estresse dos profissionais na área da saúde é um grande problema de todas as instituições, devido a grande exposição destes ao lidar com diversas situações quem envolvem vida e morte, dor e angustia, um simples gesto motivacional pode interferir positivamente na conduta. Portanto, torna-se imprescindível o cuidado com a saúde mental desses profissionais. Dessa forma, realizamos oficinas de trabalho grupais ou reflexão por meio de distribuição de mensagens motivacionais que ajudam na auto estima destes profissionais perante o enfrentamento das vivências dentro da instituição.
6) A SAÚDE DO COTO UMBILICAL
É preciso que a gestante, puérperas e familiares sejam devidamente orientados quanto ao cuidado do coto umbilical e banho do recém-nascido, visando à melhoria da qualidade de vida, não só do recém-nascido, mas também de todos os seus familiares. Assim, esse projeto, fornece informações visando contribuir para o cuidado com o coto umbilical do recém-nascido.